Gerliane de Sousa Rocha Tem 14 anos e é Índia da etnia Kanindé de Kanindé estuda atualmente na escola Indígena Expedito Oliveira Rocha, mais já frequentou outras escolas não indígenas, segundo ela conta a sua experiência em ambas as escolas. “Eu acho pouco, a diferença são as matérias indígenas que eu desconhecia, também quando eu não estudava em escola indígena eu desconhecia as minhas origens, mesmo sabendo que eu vinha de uma família indígena.”

Seguindo em frente com a entrevistada, ela ressalta alguns colegas não índios em sua escola e diz: “É muito bom ter não índios na nossa escola, pois a gente passa o nosso conhecimento pra eles, e acho que eles não têm preconceito”. Já nas suas palavras finais ela fala: “ o que eu deixo de recado para não índios e índios de outra etnia que será bem tratados por nós índios e que pode vim”